Preservemos o nosso Meio Ambiente   

Proteger é garantir o futuro

Chuvas Ácidas

A chuva ácida é mais um dos principais efeitos da poluição atmosférica, e podemos começar por relembrar que a chuva “normal” não é uma chuva neutra porque possui nela gases atmosféricos dissolvidos, como por exemplo o dióxido de carbono (CO2).

 O problema da chuva ácida tem causado grandes polémicas a nível mundial e principalmente na Europa e na América do Norte. A água de chuva, aquela cuja chamamos “chuva normal”, é ligeiramente ácida por causa da dissolução do CO2 dióxido de carbono, originando o ácido carbónico; CO2 + H2O <=> H2CO3. Com o ácido carbónico o pH da chuva irá baixar para cerca de 5,6. Qualquer precipitação abaixo de 5,6 é considerada de “chuva ácida”. As causas das chuvas ácidas são as grandes emissões de gases óxidos de enxofre (SO,SO2) e óxidos de azoto (NO,NO2), que são libertados pelos vulcões ou pelas combustões. Os gases irão originar o ácido sulfúrico (H2SO4) e o ácido azótico (HNO3).

Consequências das chuvas ácidas:

As consequências das Chuvas ácida são inúmeras. Os efeitos da chuva ácida manifestam-se na Natureza, nos seres vivos, no solo, nas rochas e monumentos. Alterando algumas vezes a qualidade de vida da região afectada.

A chuva ácida afecta a Natureza a nível dos oceanos e das florestas destruindo a vida aquática ao longo das costas, baías que são propícias para a procriação. Há caso de morte de peixes em massa, podendo levar a extinção de algumas espécies. Nas florestas a chuva ácida bate o recorde em destruição, destruindo hectares e hectares de zonas verdes importantes muitas vezes para a economia de um país, mas mais importante para a reciclagem do oxigénio. O ser humano costuma destruir, para construir as suas habitações, o que diminui muito a percentagem de zonas verdes mundiais, piorando ainda com o agravante problema das chuvas ácidas. 

 Quando há ocorrência de chuva ácida os solos também são alterados, o seu pH torna-se mais baixo tornando esse solo num solo ácido e infértil, e por consequência impróprio para a agricultura. Com solos inférteis alargar-se-á as zonas desérticas.

Todos sabemos que são as rochas que originam solos, e as rochas que dão origem ao solo podem ser ácidas, neutras e alcalinas. O cálcio, por exemplo, é alcalino e os solos que se desenvolvem a partir dessas rochas são igualmente alcalinos. Quando a chuva ácida cai sobre solos alcalinos, o ácido é enfraquecido, ou neutralizado, por causa do cálcio e os problemas ambientais são poucos.

E nos monumentos a chuva ácida tem um efeito corrosivo, a chuva ácida acelera o processo de desgaste e erosão do monumento.

Como resolver o Flagelo da chuva ácida:

A possível resolução das chuvas ácida encontra-se a disposição da humanidade. Uma das principais resoluções seria diminuir a emissão em massa de gases poluentes, como por exemplo monóxido de Carbono (CO), dióxido de Carbono (CO2), óxidos de Azoto (NO, NO2), dióxido de Enxofre (SO2), CFC’s e etc., usando catalizadores no escapes, filtros nas chaminés das fábricas, prover o uso de tecnologias limpas (etc.). Com a adopção dessas medidas diminuirá também os efeitos do efeito de estufa e que consequentemente diminuirá o aquecimento do planeta.  

A acidez dos lagos, rios e solos pode ser combatida com o carbonato de cálcio. Ao adicionar-se carbonato de cálcio (CACO3) o efeito do ácido será neutralizado; .

Caixa de texto: As chuvas acidas são perigosas
Poluição
AtmosféricaIDF

O efeito da chuva ácida sobre os monumentos

AntesDepois
Top30 Brasil - Vote neste site!
Concurso de sites Top30.

Bibliografia:

MENDONÇA, SANTOS ET RAMALHO, MARTA; NO MUNDO EM TRANSFORMAÇÃO – QUÍMICA 8º. ANO; TEXTO EDITORA, LDA; 1º EDIÇÃO; 1999; LISBOA

PEREIRA, ANA ET SOUTO, ANA ET GONÇALVES, CONCEIÇÃO; EU GOSTO DE FÍSICA 9ºANO; TEXTO EDITORA, LDA; 3ª EDIÇÃO; 1999; LISBOA

PEREIRA, ALDA ET CAMÕES, FILOMENA; QUÍMICA – 10º ANO; TEXTO EDITORA, LDA; 2ª EDIÇÃO; 1998; LISBOA

MENDONÇA, SANTOS ET RAMALHO, MARTA; JOGOS DE PARTÍCULAS – QUÍMICA 10º. ANO; TEXTO EDITORA, LDA; 1º EDIÇÃO; 1997; LISBOA

MARTINS CUNHA, ARMANDA; NOVA FISICA 9ºANO – AREAL EDITORES, LTD, 1ª EDIÇÃO; 2000

MACIEL, NOÉMIA ET MIRANDA ANA; EU E O PLANETA AZUL – SUTENTABILIDADE NA TERRA 3º CICLO; PORTO EDITORA, LTD; 1º EDIÇÃO, 2003; PORTO

MACIEL, NOÉMIA ET MIRANDA ANA; EU E A QUIMICA 8º ANO; PORTO EDITORA, LTD; 1º EDIÇÃO, 1999; PORTO

http://www.wikipédia.com

http://www.rudzerhost.com